domingo, 6 de agosto de 2017

Uma lista diferenciada de coisas que podem te ajudar a sair da depressão

Você pode estar pensando: Mais uma lista genérica de dicas mais ou menos de como supostamente sair da depressão feita por alguém que nem ao menos teve depressão  — não aguento mais —.

Mas AÍ QUE VOCÊ SE ENGANA!

Eu não sou nenhum estudado em psicologia ou coisa do tipo, porém, eu tive depressão por QUASE UMA DÉCADA! 
Essa lista é baseada na minha experiência de vida, e não em qualquer dica aleatória que você pode ver no Google. Então claro que algumas dessas dicas pode não se aplicar na sua situação, mas não custa nada eu compartilhar umas coisas que me ajudaram a não terminar como mais um numero estatístico de suicídio no Brasil.
Aqui vai a lista:

1- Não tenha medo de pedir ajuda: Eu acho que essa é uma das coisas mais importantes. Sair da depressão sozinho beira o impossível. Eu sei que muito provavelmente você pensa coisas do tipo "Eu não quero dar ainda mais problema pra minha família com isso", "Eu não quero encher o saco de ninguém" ou "Não quero que pensem que eu sou um perdido na vida embora de fato eu seja", mas pode ter certeza que qualquer pessoa sensata vai preferir ter "trabalho" com você do que te ver querendo morrer.

2- Fique perto de pessoas que querem te ajudar: As vezes a sua família pode não te dar a devida atenção, as vezes alguns "amigos" podem não te entender e não querer ajudar, mas com certeza alguma pessoa do seu circulo social estará disposto a te ajudar. Foque nessas pessoas. Não gaste seu tempo correndo atrás de quem não está disposto a te ajudar. 
E você pode dizer "Mas ninguém parece se importar comigo", bom, cada pessoa demostra de um jeito, mas se você seguir a minha primeira dica e mostrar pras pessoas que você precisa de ajuda, alguém vai estender a mão.
Você acha que não?
Para de ser teimoso, eu sei do que to falando.

  Eu sou uma pequena batata e eu acredito em você. VOCÊ CONSEGUE FAZER A "COISA"

3- Pense no tempo e no infinito: Entendeu? Claro que não. Eu ainda não expliquei.
Essa é uma das coisas que me ajudavam a me acalmar quando eu tava tendo aquelas crises ******* de depressão. Eu rebatia toda minha angustia e desespero com o pensamento "Por quê você está se desesperando se eventualmente você vai estar de boa?"
Eu pensava que não importava o que eu sentisse no momento, nada dura pra sempre. Felizmente (ou não) tudo acaba, então é só uma questão de tempo para eu me sentir melhor, e se comparado com a infinitude do universo e do tempo, o meu estado depressivo vai durar tão pouco quanto a carreira do Biel.
Mas cuidado! Não vá pensar muito nessas coisas de tempo e infinito se não você pode ficar louco. E eu não me responsabilizo.



4- Ouça (e de preferência cante) músicas TRISTES: Muita gente vai discordar disso dizendo que só vai piorar. Bom, eu não poderia discordar mais dessas pessoas. Na verdade eu posso e estou discordando ainda mais agora mesmo.
Quando você ouve músicas tristes, você se permite descarregar o peso na sua mente. Você se permite chorar, você se sente mais leve.
Claro, não vá ficar a vida toda ouvindo a Lana Del Rey cantar que quer estar morta, tudo em demasia faz mal. Mas se permita descarregar tudo, depois coloque uma música bem empoderadora pra fechar com chave de ouro.

5- Crie: Não existe coisa mais bela que a arte, e a melhor parte dela é que qualquer um pode fazer. "Mas eu não tenho talento algum!" você diz.
"Cala boca!" eu te respondo.
Você não precisa ser o Van Gogh ou o Beethoven, você só precisar gostar de alguma arte.
Pega um caderninho, faça algum desenho.
Escreva um poema.
Se você sabe tocar algum instrumento, tenta criar alguma coisa. E se não souber tocar, aprenda.
Deposite o que você sente em uma folha, melodia, dança, qualquer coisa. Você certamente vai se sentir mais leve.
  Não sonhe. Seja!

6- Repense seus pensamentos negativos: Ora, você realmente acha que você é um lixo ou é a depressão falando no seu lugar?
Eu sei como é se sentir inútil, sem potencial, fraco e todos esses adjetivos ruins. Mas eu percebi depois de um tempo, que eu não sou nada disso, e a depressão que falava por mim. Você NÃO é nada dessas coisas ruins que você acha que é, se permita ter uma certa incerteza do que você realmente acredita, porque, talvez, lá no fundo você nem pense assim.
Eu, hoje em dia, me acho um ser humano incrível, e olha que eu já cheguei até a me sentir como um porco do mar. Inútil e feio.

7- Se afaste das redes sociais e se aproxime dos amigos: Tá, essa é bem óbvia. Mas é importante ressaltar aqui.
Ficar o tempo todo vendo como supostamente as pessoas são felizes e perfeitas na internet, certamente vai te fazer mal. Primeiro ponha na sua cabeça que TODO MUNDO TEM PROBLEMAS, AS PESSOAS SÓ OPTAM POR ESCONDE-LOS. Dito isso, vamos para a parte dois:
Chame seus amigos regularmente. Seja pra dar um rolezão supimpa (Desculpa, minhas gírias estão desatualizadas), ou só pra jogar assunto fora sentado na calçada. O importante é manter contato social. Não deixe passar muito tempo sem socializar, isso significa que a depressão está te vencendo. 
 
8- Mantenha contato físico: Não, não é pra sair engajando coito com todo mundo. Se contenha! Mas abraçar seus amigos, brincar com seu cachorro, colocar seu gato mal-humorado em cima da sua cabeça, todas essas coisas vão te fazer se sentir melhor. Sério, vão mesmo. O motivo? Eu não sei. Eu não sou cientista.


9- Elogie a si mesmo: Pode parecer um pouco narcisista e tosco, mas não. 
Sempre que você conseguir fazer algo, elogie-se.
"ISSO AÍ, CARA! SABIA QUE VOCÊ IA CONSEGUIR!"
Ok, pode parecer um pouco maluco do jeito que eu coloquei, mas ficar se presenteando com elogios (ou até mesmo algo físico como algum alimento que você gosta muito) vai te motivar. É psicologia...Eu acho.

10- Esteja realmente aberto aos conselhos dos seus amigos: Sua visão está coberta por uma névoa de depressão, a deles não, logo eles conseguem enxergar as coisas de forma mais realista enquanto você é pessimista com tudo. Então de mais crédito para os conselhos deles (Sério, quando eu me dei conta disso, eu já tinha feito muita burrice na minha vida).
  "Eu te avisei"




11- Procure ajuda psicológica: Eu já fui em vários psicólogos e na maioria das vezes meu pensamento era: 
"Que cara idiota. Eu quero ir embora, ele não vai me ajudar em nada."
E eu estava certo.
Mas não quero dizer que psicólogos não servem pra nada. Longe disso. Eu admiro muito a profissão. Acontece que a mente humana é muito complexa (de alguns pelo menos), e assim como medicação, leva um tempo pra você achar um psicólogo certo.
Depois de tentar bastante, eu encontrei uma psicóloga que realmente me entendeu e me ajudou. Então não desista. Ajuda profissional é muito importante. Seja terapia ou medicação.


Essas são as dicas que eu posso dar a vocês. Espero do fundo do coração que seja de alguma utilidade e que você consiga vencer seus problemas.
A menos que você seja um cuzão.
Mentira, nem mesmo um cuzão merece passar por depressão.

E lembre-se, você NÃO é fraco. Você estar vivo ainda, é a prova de que você, no momento, é a pessoa mais forte de todas. Aguentar tudo isso não é pra qualquer um. Você já é um vencedor.

Um comentário:

  1. Gostei muito da publicação. Essas dicas com certeza me deram uma luz sobre oq tô passando e espero q ajudem msm. Muito obrigada

    ResponderExcluir