segunda-feira, 28 de agosto de 2017

O filme do Death Note é realmente ruim?

Sem delongas, sem demora, sem enrolar, vamos direto ao assunto e responder essa questão.




Então: O filme da Netflix é realmente tão ruim?
Sim... E não.

É... Parece que isso vai demorar um pouco.

Você pode estar pensando que eu quis dizer que o filme é "mais ou menos", mas não. Eu realmente quis dizer que o filme é bom e ruim ao mesmo tempo. Nada de meio termo. Mas pra entender melhor isso você vai ter que ler o post completo.

Já aviso que esse post terá SPOILERS tanto do filme quanto do anime/manga. Leia por sua conta e risco.

Vamos primeiro dissecar a parte do "Sim".

Por que o filme do Death Note é ruim?
Simples. Porque comparado a obra original, o filme é raso, fraco e sem sentido. E uma comparação TEM que ser feita, pois não foi só um filme que pegou elementos da obra pra criar outra, e sim um filme que prometeu uma adaptação.
E claro, não posso esquecer os personagens que não são bem desenvolvidos. Vamos falar um pouco sobre eles.

Light Yagami (Anime/Manga) Light Turner (Filme)



Comecemos pelo protagonista.
Eu acredito que esse tenha sido o personagem que teve mais diferença. O Light do anime é um garoto sério, frio, calculista e extremamente inteligente. Quando ele tem a posse do Death Note, ele logo se torna fascinado pelo seu poder e tem uma vontade imensa de se tornar um "Deus do novo Mundo", como ele mesmo diz. Sua loucura pelo poder é tanta que ele chegou a fazer um plano onde indiretamente ocasionou a morte de seu próprio pai.
Já o Light Turner não é nada disso. Ele não parece ser sério, ele é mais um garoto desajustado. Ele não é frio, ele demostra sentimentos amorosos pela Mia, por exemplo, que é algo que o Light Yagami fazia apenas para a manipular.
E o Turner está longe de ser calculista ou inteligente. No primeiro encontro que ele tem com o L ele já acaba se entregando. Ele não é burro, já que foi mostrado que ele inclusive fazia trabalho escolares para outros alunos. Mas estava longe de ser um gênio ou de ser comparado com o L do filme, e muito menos com o Light do anime.
Toda a complexidade do personagem do Light do anime se perde nesse do filme. Toda aquela trama do seu egocentrismo e megalomania não existe. O Light do filme nada mais é que um adolescente revoltado e bobo que acabou achando um livro mágico.

L



Sei lá, eu acho que ele ficou o mais fiel ao do anime. Eu fiquei com medo de como eles iam retratar um ser humano real com todos aquelas excentricidades que o L do anime tem. Porque um personagem de anime é até fofo, mas um marmanjo sentado que nem um homem das cavernas numa cadeira, comendo doces como se fosse um viciado em drogas, poderia ter ficado meio esquisito. Mas eu acho que fizeram isso muito bem. Talvez ele poderia ser até um pouco mais excêntrico. 
Eu vi muita gente criticando o L por ele supostamente ser uma pessoa descontrolada no filme, enquanto no anime ele é mais frio. Eu discordo. O L não é uma pessoa fria. Ele é apenas introvertido e calmo. Fica bem claro com o passar do anime que ele é uma pessoa de bom coração e se importa com os outros. E talvez o L do anime também fosse "descontrolado", só que nós nunca tivemos a chance de ver isso. A unica pessoa a qual o L tinha uma relação afetiva era o Watari. No filme nós vemos a reação de L ao perde-lo, mas no anime isso não é visto, já que eles morrem ao mesmo tempo, e antes disso não há nenhum outro momento em que o Watari corra um grande risco que deixe o L apreensivo. E mesmo que o L do filme tivesse esse traço em sua personalidade, eu não acho que isso comprometeria o personagem. Afinal, é uma adaptação, não tem que ser idêntico a obra original.
O filme não dá tempo o suficiente pra avaliarmos a inteligência do L, no entanto eu tenho uma crítica ao filme em relação a isso. Algo que foi bem feio.
Ok, o L pensou bem em usar uma máscara para esconder seu rosto, já que ele tinha pressuposto de que o Kira precisava conhecer do rosto da pessoa para mata-la. Ele acreditava que o Kira precisava do rosto e do nome. Muito inteligente, L. Realmente. Então por que diabos você não se esforçou nem um pouco pra esconder o nome e o rosto do Watari? Não era óbvio que se alguém quisesse te atacar seria por ele?
No anime isso também acontece, porém Watari nem é o nome real dele, o que impede Kira de o matar.
Pisou na bola feio heim, L...

Misa Amane (Anime/Manga) Mia (Filme)



Aí temos outro personagem que não tem muito a ver com o da obra original.
A personagem Misa do anime é uma garota (louquíssima) que se apaixona pelo Kira e tenta encontra-lo de qualquer forma. Acaba o encontrando e o idolatrando ainda mais. Ela também tem um Death Note e uma Shinigami (Deusa da Morte) chamada Rem que a acompanha. Diferente de Light, ela tem um trato com Rem, que a permite que possa ver o nome e o tempo de vida de qualquer pessoa que não possua um Death Note apenas de os olhar. Foda, né? Bom, nada disso existe no filme.
A Mia do filme é só uma garota meio valentona que acaba se apaixonando pelo Light Turner e seu poder. Mas diferente da Misa, a Mia não o vê como um ídolo, ela o enxerga como um namorado e o seu fanatismo está no poder do Death Note, o qual ela acaba por querer para ela mesma.
A personalidade dela não tem nada a ver com a da Misa. A Misa é realmente uma garota louca, mas não deixa de ser inteligente. É hiperativa e alegre. A Mia é uma garota comum com um desejo igual ao de Light. Talvez até maior que o desejo de Light Turner, já que podemos observar várias vezes no filme ela ficando nervosa por ele não agir as ameaças de L.

Ryuk
Opa, me confundi. O Willem Dafoe não está caracterizado de Ryuk aí. Desculpem. É que parece muito.

Agora sim!

Primeiro quero dizer que eu gostei do jeito que fizeram ele e dei graças a Deus Da Morte que não fizeram ele de cosplay, massinha, ou sei lá. Mas também gostaria de dizer que eu não gostei do fato de que ele sempre fica nas sombras ou de costas, mas quando prestei mais atenção nele, eu entendi a razão dele ter ficado de costas. Ele não tá tão bem feito assim. Mas de qualquer forma eu queria que tivessem mostrado mais dele. Enfim...
Ele não apareceu tanto e eu acho que esse foi um grande problema.
O Ryuk sempre ficava atazanando o Light no anime. Ele era engraçado, com certeza era o maior alivio cômico do anime. E um dos maiores motivos disso era sua curiosidade sobre os humanos, o que o levava a sempre acompanhar o Light e fazer os mais diversos comentários.
Não tem nada disso no Ryuk do filme.
Ele não tem tempo pra nada.
Ele só aparece para irritar o Light e fazer o mesmo comentário do "Ow, da uma esquentada no bagulho ai se não eu vo passar o cadernin pra outro maluco" e depois some.


 anime death note ryuk GIF

Dissecando o "Não, o filme não é ruim":

Bom, o plot do filme em geral não tem nada a ver com o do anime. Não tem nem de perto a sua grandiosidade e como os personagens não tem profundidade, muitas coisas ficam sem coerência (Alguém entendeu porque a Mia escreveu o nome do Light no caderno? Sério.). Mas, vamos a parte do:
Não, o filme do Death Note não é ruim.

 anime kira death note light yagami yagami raito GIF

"Como assim?" 
Você me pergunta.
Depois de tudo isso que eu disse como agora eu posso falar que o filme não é ruim?
Então, comparado com a obra original realmente o filme é ruim, mas se você nunca tiver assistido o anime ou lido o mangá, é um filme legal.
Você não vai saber que o Light é um babacão porque você não vai ter um modelo a comparar.
Você não vai sentir faltar da Rem ou do poder dos Olhos Dos Shinigamis porque você nem vai saber o que é isso.
Você não vai criticar o fato de não ter um segundo Death Note e um segundo Kira porque você nem vai imaginar que isso seria possível.
Vai ser só um filme.

Um filme curto, dinâmico, que tem o que contar, tem uma certa filosofia, os personagens são ok. Não é um filme ruim. Claro, tá longe de ser um filmão. Mas eu me diverti assistindo. Eu dei risada vendo a reação exagerada do Light vendo o Ryuk pela primeira vez. Eu achei foda o plano final do Light na roda-gigante. Eu fiquei entretido. E no final das contas, o papel básico de um filme é te entreter e te divertir pelo menos, não é? 

 anime death note finger guns finger gun shots fired GIF

Um comentário:

  1. Um dos piores filmes do ano, fácil fácil, todo cagado, tudo acelerado e desastrado, as coisas acontecem sem nenhuma explicação, o detetive encontra o “assassino” de uma hora pra outra sem o menor sentido, tudo caricato, o protagonista é MUITO RUIM, uma tosqueira sem fim, só provando que Hollywood não tem competência pra adaptar animes e mesmo se tivesse não deveria fazer, uma bela porcaria.

    ResponderExcluir