terça-feira, 15 de agosto de 2017

Automutilação é para chamar atenção? O que leva as pessoas a se cortarem?

No futuro eu irei fazer um post mais detalhado e direcionado para as pessoas que se mutilam, no entanto, esse post em questão é um pouco mais superficial e tem como objetivo as pessoas que não entendem o porquê de outras fazerem isso com os seus próprios corpos.

"Fiz essa tatuagem cinco anos depois que parei de me automutilar. É também uma razão para não fazer mais isso, porque não quero estragá-la. As pessoas dizem que dói mais tatuar sobre cicatrizes, mas eu, honestamente, não notei a diferença. Eu sei que minhas cicatrizes ainda são visíveis (menos do que antes, graças a Deus), mas fazer a tatuagem fez com que eu sentisse que, finalmente, estava deixando uma fase para trás. Minha tatuagem também foi inspirada no trabalho de René Lalique".— foxygrandpa93

Tatuagem cobrindo cortes autoinfligidos 

Existem diversos motivos que podem levar alguém a praticar automutilação, e diferente do que se pensa, não é preciso necessariamente ter uma doença psicológica. Algumas pessoas quando estão em um momento de estresse extremo podem vir a, em uma ação descontrolada, se ferir de alguma forma, seja com cortes, queimaduras, ou de qualquer outra maneira. Acredito que as maiorias das pessoas em algum momento de suas vidas, irão passar por uma situação de nervosismo em que sentirão uma vontade de descontar seus sentimentos de forma violenta. Quem nunca puxou os próprios cabelos de leve, ou mordeu as mãos, ou até mesmo deu socos na parede quando se sentiu frustrado?

Disney Pixar disney angry mad pixar GIF

Mas eu não quero falar sobre essas pessoas, essas pessoas reagem de forma normal, eu apenas dei o exemplo delas para mostrar pra vocês o quão normal é essa necessidade de se auto punir devido à frustração, mesmo que não faça sentido algum isso. Mas de certa forma você se sente mais leve depois de descontar toda sua raiva dando socos no seu travesseiro, não sente?!
Eu quero falar sobre as pessoas que sentem algo que as incomodam constantemente, algo que vem de dentro delas e que elas sentem que derivam de suas próprias fraquezas.

Geralmente pessoas que praticam automutilação têm depressão, crises de pânico, ansiedade, ou algum outro transtorno psicológico do tipo, mas há casos onde a própria automutilação é o transtorno psicológico em questão.

Mas afinal, o que uma pessoa pensa ao fazer isso? E o que leva alguém a tomar essa decisão? É só pra chamar atenção?

Dentre diversos motivos, um dos, é o desespero sem fim. A pessoa não enxerga mais uma saída da situação em que se encontra, não importa qual seja. Pode ser situação financeira, romântica, psicológica, qualquer coisa. E no desespero, essa é a única forma dela se aliviar temporariamente. Como se a dor fosse uma válvula de escape momentânea. Muitos dizem que a usam da dor física para sobrepor a dor mental. 
Mas daí você pensa: “Isso não faz sentido. Ela sabe que isso não vai ajudar ela em nada. Ela faz isso só pra chamar atenção dos outros!”.
Olha, muitas de nossas ações e crenças não fazem sentido algum, mas nós continuamos acreditando e as fazendo mesmo assim, porque de alguma forma elas nos fazem nos sentir bem.

  death fear butterfly darkness GIF
"Trevas, Morte, Medo"

Além desse desespero, existe outro motivo: A culpa.
O maior problema disso é que na maioria dos casos as pessoas nem tem mesmo culpa de nada, mas ela se sente culpada mesmo assim, e então se sente na necessidade de se castigar. Mas não é como se elas pensassem como aqueles monges que se chicoteavam quando pecavam, elas não pensam algo como “Eu fiz tal coisa, então eu tenho que me cortar 15 vezes!”. Não, não é desse jeito que funciona!
A pessoa apenas sente que se encontra na sua situação atual por não ser capaz de mudar ou por ter cometido muitos erros no passado, e por isso não se sente digno, se sente realmente um lixo. E presa nessa insegurança e baixa autoestima, é quando ela desconta sua frustração em si mesma.
Em alguns casos a pessoa realmente é culpada de algo e adquire um trauma, então começa a se castigar devido a isso.


  canada blame GIF
"Culpe o Canada" 

Terceiro motivo: Sentimento de vazio.
É realmente difícil explicar isso pra quem nunca sentiu (ou deixou de sentir). É algo que geralmente vem acompanhado com a depressão, é um estágio dela que pode aparecer em alguns casos.
A pessoa simplesmente se sente apática a praticamente tudo.
Tristeza, ódio, felicidade, raiva, medo, ansiedade. Nada. A pessoa não consegue sentir nada. Ou pelo menos acha que não consegue sentir nada. Às vezes nem ela mesmo tem certeza do que sente. Mas na maioria das vezes as pessoas que passam por isso dizem que é preferível se sentirem extremamente tristes a completamente vazias.
Na esperança de buscar algum sentimento, seja qual for, a pessoa se mutila. Isso não ajuda. Ela continua sem sentir as coisas, isso só um tratamento psicológico vai fazer, porém, isso cria um laço com a realidade. A falta de sentimento faz com que a pessoa pense que ela está ficando louca aos poucos, então essa ação acaba que a ajudando a manter mais firme (Não estou de forma alguma justificando isso. Isso NÃO deve ser feito).

Isso até me lembra duma música do Nine Inch Nails chamada Hurt, tem um trecho da música que fala exatamente sobre isso (Quem conhece essa música provavelmente a conhece na voz do Johnny Cash, pois ficou mais famosa com ele).

Resultado de imagem para hurt nine inch nails
"Eu me machuquei hoje,
 para ver se eu ainda sinto.
 Eu foco na dor,
 a única coisa que é real"


Bom, você pode ainda estar aí pensando:
“Continuando achando que é pra chamar atenção!”
Vou te dizer uma verdade então...

Você
Tem
Razão

Sim, é verdade! Um dos motivos é pra chamar atenção!
Sabe esses adolescentes que se cortam em lugares visíveis?! Então, é pra chamar atenção mesmo! E esses que até tem coragem de postarem em redes sociais?! Adivinha... Sim! Pra chamar atenção!
Mas, olha aqui... I dai?

 katya GIF
"Coma merda, caia morta" 

Você não acha que essas pessoas fazerem questão de vocês verem as marcas permanentes que elas estão fazendo em seus corpos, com muita dor, possa ser um grito de socorro?
Você não acha que talvez essas pessoas estejam fazendo isso porque elas não conseguem serem ouvidas de outras formas então são obrigadas a apelar?

Existem muitos casos onde a pessoa (geralmente adolescente) tem algum problema psicológico como depressão, conta para os pais, mas mesmo assim eles não se importam, pois muitos ainda consideram doenças psicológicas como frescura ou algo que não se deve dar a devida importância. Sabe, "coisa da adolescência"?! Sem sabe como reagir e no sofrimento da sua mente, é quando eles acabam por apelarem pra automutilação, mostrando assim pras suas famílias que realmente algo está errado.

Eu particularmente acho que se alguém precisa tanto chamar atenção assim, ao ponto de se machucar continuamente, é porque ela de fato tem um problema e precisa de ajuda.

NUNCA julgue as pessoas assim!
Você não pode julgar as ações das pessoas como frescura, só porque você acha que no lugar delas você agiria de forma diferente. Cada pessoa sente de forma diferente e lida com as coisas de forma diferente.

Se você conhece alguém que pratique automutilação, busque entender suas razões e tente ajuda-la. Essa é uma das coisas as quais ela pode se arrepender amargamente no futuro, então se preciso ajuda-a inclusive a buscar ajuda psicológica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário