quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Porque assistir Sete Minutos Depois Da Meia-Noite e Explicação do Filme

Esse post será dividido em duas partes, na primeira eu vou dizer por que vocês devem assistir ao filme, e na segunda eu vou explica-lo.


Sete Minutos Depois da Meia-Noite (A Monster Calls) é um filme de drama e fantasia. Quando eu fiquei sabendo do filme pela primeira vez, eu imaginei que seria um filme de fantasia estilo esses de sessão da tarde
(mas dos bons, tipo Ponte Para Terabítia), mas quando assisti me deparei com um puta filme existencial e que certamente não tem crianças como publico alvo.

Sim, tem monstros. Sim, tem fábulas. Sim, o protagonista é uma criança. Mas o assunto que o filme trata é muito denso e te faz ficar pensando por muito tempo.

Mas ok, vamos falar um pouco sobre o filme em si:
O protagonista é um garoto de treze anos chamado Conor (Lewis MacDougall) que sofre bullying na escola (clichê, mas calma que esse não é o foco do filme) e vive apenas com sua mãe Elizabeth (Felicity Jones — Sim, a atriz que fez a Jyn Erso em Star Wars Rogue One) que sofre de uma doença desconhecida (parece ser câncer, mas em nenhum momento é dito isso no filme).
Quando Conor está dormindo, aos exatos sete minutos depois da meia noite, ele tem um sonho com uma arvore gigante que diz para ele que irá o contar três histórias nos próximos dias, e que após isso o garoto deverá o contar a quarta história, e que essa deverá ser a sua “verdade”. O garoto fica confuso, o telespectador fica confuso, a arvore fica com uma cara de sabichona, e desse momento em diante o filme fica extremamente cativante.

O filme te prende o tempo todo pra saber o que vai de fato acontecer com a mãe do Conor, pra saber quais são os outros contos do Groot da arvore, e qual é dessa “verdade que o garoto deve contar”.

Sete Minutos Depois da Meia-Noite conta com uma nota de 7.5 de 10 no IMDb
87% de aprovação da Crítica do Rotten Tomatoes e 82% da audiência
E a minha nota, bom...Mesmo esse lance de nota sendo muito pessoal e eu nem tendo um diploma de cinema (ainda) pra poder esfregar na cara de vocês que eu entendo alguma coisa, eu vou dar uma nota mesmo assim porque ESSE BLOG É MEU!
Eu dou 4.35 de 5

AGORA VAI LÁ VER O FILME E VOLTA AQUI PRA LER A EXPLICAÇÃO!
Obs: O filme está disponível na Netflix.



Explicação do filme:
Atenção: Pra prosseguir você já terá que ter assistido ao filme, porque obviamente essa parte do post irá conter SPOILERS!

Vamos primeiro entender o personagem mais misterioso do filme: A Arvore.
Afinal, ele é real ou não?

Resultado de imagem para sete minutos depois da meia noite monstro
 "Humanos são bestas complicadas. Vocês acreditam em mentiras confortáveis..."

R: Não, ele não é real. Ele é fruto do subconsciente do Conor.

Ele é o núcleo do filme, então, entendendo o papel dele, nós entendemos o filme inteiramente.

Quando Lizzy, a mãe de Conor, era mais nova, ela sonhava em ser pintora. Ela criava diversos personagens e tinha um caderno onde os desenhava. Em um momento do filme, é mostrado um vídeo antigo da Lizzy mostrando seus desenhos pro Conor ainda bebê, isso indica que os personagens que ela criou acabaram por entrar no subconsciente do garoto. Tais personagens apareceram nos sonhos de Conor através das fabulas que o Monstro contava, e o próprio Monstro era uma das criações de Lizzy que foram mostradas para o bebê Conor.



Mas tá, qual era o objetivo do Monstro afinal?
Essa é a parte densa do filme.
O objetivo do Groot  Monstro não era simplesmente ajudar o Conor a passar por esse processo de luto pela inevitável morte da mãe dele, e sim era ajuda-lo a entender e aceitar o sentimento dentro dele de que ele queria que a mãe dele morresse, porque ele não conseguia mais suportar sofrer tanto e nem ver ela sofrer tanto.
Como o monstro diz, esse é um dos sentimentos mais humanos que existem. Creio que todo mundo já passou ou ainda vai passar por isso. Desejar logo o fim de algo para que de um ponto final no sofrimento.
Conor se sentia um monstro por desejar que a mãe dele morresse, e os contos que a arvore o contava eram justamente para fazê-lo entender e aceitar todos esses sentimentos dentro dele.
Como um príncipe que assassinou uma camponesa pode ter se tornado um rei bom e amado?
Ele o queria mostrar que não existe o preto e o branco, que não existem heróis e vilões.
Ele não estava lá para curar Lizzy, ele estava lá para curar a mente de Connor.



Então vocês pensam: Bruce, você é um demente, se a arvore não é real, como a Lizzy vê o Monstro no final do filme?

Essa é uma resposta que tá bem escondida .
Em alguns momentos no filme eles comentam sobre o pai de Lizzy. Ele morreu e isso afetou muito Lizzy de uma forma que talvez para superar ela tenha que ter passado pelo mesmo processo que Conor passou com ela. Uma dica disso é que o ator que faz a voz do Monstro (Liam Neeson) também aparece em uma foto como o avô de Conor. Então ela enxergar o Monstro no final do filme é uma simbologia de que ela também já passou por essa batalha dentro de seu subconsciente para superar a morte de um ente querido.

Não é um filme difícil de entender, mas é um filme que me surpreendeu bastante por tratar de uma forma bem diferente um assunto bem interessante.

Bom, esse é a minha análise sobre o filme, se vocês tem algo a acrescentar ou algo que acham que não foi bem como eu disse, não deixem de me dizer nos comentários  :)




3 comentários:

  1. Ótima recomendação e uma ótima análise, primeiro blog que leio sobre o filme e consigo entender o real sentido do filme. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Achei ótima a interpretação e me clareou alguns aspectos. Só dando mais base na sua análise, quando você fala que a Lizzy também já conheceu o monstro para superar a morte do pai dela, tem uma parte que me lembrei agora que você falou que ela fala com o Connor (Não me lembro da cena, só lembro da fala): Menos o monstro, porque o monstro é nosso amigo. Ela fala algo assim para ele, senão me engano é durante a conversa final dela com o Connor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo post eu amei muito esse filme. Sem dúvida 7 Minutos Depois da Meia Noite filme se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Li que Juan Antonio Bayona foi o responsável e fiquei muito satisfeita com o seu trabalho, além de que o elenco foi de primeira. De verdade, adorei que tenham feito este filme.

    ResponderExcluir